Crer contra a esperança


Como está escrito: "Eu o constituí pai de muitas nações", Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem. Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será sua descendência". Romanos 4: 17-18 (NVI)

29 de Setembro de 2020 foi quando pretendia começar a falar sobre essa passagem que começou a martelar na minha cabeça e em meu coração. Apenas agora, finalmente, estou fazendo isso, quando mais uma vez essa passagem vem a mim de maneira tão certeira, como uma flecha, alcançar a memória já desfalecida de um coração cansado.

Na primeira vez em que me deparei com esta passagem, não consegui entender como se daria crer contra a esperança, quando a esperança é o que buscamos manter de todas as formas conosco. Como crer contra a esperança e ainda sim em esperança crer? 

Não é surpresa nenhuma que Paulo fale isso a cerca de Abraão, pois foi de fato o que aconteceu. Sabemos que Deus escolheu Abraão para dele separar um povo, o seu povo escolhido, mas que para isso acontecer, o natural teria que dar lugar ao sobrenatural. Sara era estéril, não apenas  por isso, mas por que também já eram de idade avançada e biologicamente falando já era algo improvável de acontecer. Deus havia dito para Abraão que dele sairia um grande povo, que ele seria pai de multidões, mas a realidade dizia que ele não era pai de filho nenhum, porém, o que torna Abrão em Abraão não é apenas a mudança de uma letra em seu nome, mas a mudança de uma vida inteira. Quando Deus falou a Abraão, Ele estava fazendo uma promessa de que aconteceria, e Abraão acreditou. 

Os anos se passaram, de uma forma que agora a idade já dizia: impossível. Não dá naturalmente para acontecer o que você tanto espera, você e sua mulher estão muitos velhos, o que mais podem esperar? E podemos facilmente pensar que para ele foi fácil esperar (nós já sabemos o final da história), mas nenhuma espera é fácil, porque ansiamos viver o que sonhamos. 

Então quando é dito que ele creu contra a esperança, foi exatamente porque a esperança terrena já dizia que era impossível acontecer, tudo inegavelmente afirmava que não dava mais, mas a fé de Abraão não era cega, ele sabia em quem cria, em que esperava e em quem ele depositou toda sua fé, e isso não quer dizer que ele não questionou, vacilou, mas que ele não foi incrédulo em nenhum momento. Ele creu firmemente que Aquele que dava vida aos mortos e trazia a existência o que ainda não existia, era poderoso e fiel. Sua espera foi certeira, de forma que o natural deu lugar ao sobrenatural, e onde não havia chance de gerar vida, foi onde o Senhor gerou vida, e a promessa se tornou real, se tornou viva e aconteceu como o Senhor havia dito, dele saiu multidões.

Você entende no Deus que você serve, que você crê? Ele tem poder sobre tudo, porque foi Ele quem trouxe tudo a existência quando não existia nada. Quantas vezes as circunstâncias gritaram que é impossível? Quantas vezes você já tentou sonhar mas por medo de falhar de novo e reviver dores, desistiu? Lembre que o Deus em quem você crê é fiel para cumprir, mesmo que você não entenda a rota que esta seguindo, se você está na direção que Ele te colocou, acredite que é exatamente por aí que vai acontecer, e vai acontecer muito além do que você se quer imagina. Se for preciso, faça como Abraão e creia contra a esperança, e em esperança creia, creia no seu Deus, creia e prossiga crendo, mesmo quando não estiver vendo nada acontecer, apenas creia que seu Pai é amoroso e sabe o que faz e como faz. Continue, no fim desse processo você verá que valeu a pena depositar sua espera em Quem não falha. Quando se crê em Deus, é impossível também não crer em milagres. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Até que nada mais importe - Luciano Subirá

Ainda há

Eu gostaria de te dizer...