O vaso de barro
“Esta é a palavra que veio a Jeremias da parte do Senhor: Vá à casa do oleiro, e ali você ouvirá minha mensagem. Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro? pergunta o Senhor. Como barro nas mãos doleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel.” Jeremias 18:1-6 (NVI)
Nesta passagem, vemos o relato de Jeremias quando Deus o manda ir à casa do oleiro. Talvez muitos já tenham ouvido sobre, mas sempre somos surpreendidos com o quanto Deus nos ensina.
Quando Jeremias chegou, viu o oleiro trabalhando na roda, moldando o barro para se tornar um vaso, mas que acaba se desfazendo em suas mãos.
Se fossemos nós, provavelmente ficaríamos frustrados, talvez até descartássemos o barro, mas o oleiro não, ele sabe o processo que aquele barro passou para chegar na sua roda e vou te contar que é preciso paciência em todos eles. Primeiro o barro é escolhido, e dentre os 200 tipos de barro, apenas 8 são propícios para se fazer bons vasos. Depois de escolhido o tipo de barro, agora ele vai ser peneirado, passar pelo processo de pisamento, ser amassado, levado para o curtimento e então, o barro chega à roda para poder ser trabalhado nas mãos do habilidoso oleiro, que, após ser moldado, o barro, agora com forma de vaso, irá ficar em repouso para secar e só então chegará na fornalha a altas temperaturas.
Eu sei, você provavelmente deve saber disso, Deus estava falando para Jeremias, e para nós: Eu sou o oleiro, e você, o barro que está sendo moldado em minhas mãos.
Os processos são necessários e muitas vezes vamos questionar, vamos nos sentir quebrando, nos desfazendo, podemos pensar que Deus chegará a se cansar e desistir de nós, mas o Oleiro é paciente, e vez após vez refaz o vaso que se desfaz em suas mãos. Assim como o barro, que antes de chegar nas mãos do oleiro passou por preparações, nós passamos também, na verdade, precisamos passar por eles. Por vezes não iremos entender, ver o Oleiro trabalhando numa peça e ser a peça trabalhada são vistas de perspectivas bem distintas, afinal, quando é conosco, geralmente, só conseguimos sentir os processos, mas nem sempre identificá-los no momento ou saber o que vamos ser no final deles. O barro nas mãos do oleiro deve ser totalmente maleável, para que possa ser moldado no formato e tamanho que o oleiro deseja. Sempre que tentarmos tomar o controle das mãos de Deus vamos correr o risco de desfazer, de quebrar, por que somos a obra e não o criador, e provavelmente o resultado seria um vaso defeituoso, sem a verdadeira utilidade para o qual inicialmente fomos projetados. Até mesmo depois de pronto, as intempéries da vida podem fazer o vaso quebrar, e por diversos motivos no decorrer da caminhada pensamos em desistir (trincamos, rachamos, quebramos...), então, quando nos vemos em “zilhões” de caquinhos que não dá para recolocar no lugar e deixar o vaso inteiro novamente, pensamos, erroneamente claro, que aí Deus, nosso Oleiro, irá desistir, mas uma coisa linda é que quando um vaso quebra, existem ceramistas que, ao invés de descartar o vaso, preenchem as rachaduras com pó de ouro, é uma técnica chamada de kintsukuroi, onde a apreciação está na forma única que cada vaso adquire depois de quebrado e “remendado”, por que há história nela. Deus é o ceramista mais habilidoso que há, e é Ele que faz cada rachadura contar uma história única e maravilhosa, Ele dá significado a dor, nos torna únicos, o ouro usado representa o novo valor (a cada vez que se quebra, mais ouro se usa, mais história há, mais valor tem). Deus sabe, que não se passa ileso na vida, mas quando nas mãos dEle, o que não tem valor se torna inestimável. Não desista vaso de barro, deixe o Oleiro te amassar, te moldar, e no fim, você verá que tudo valerá a pena. Quando pensar que é o fim, lembre-se que você é apenas a obra, nas mãos do melhor artista que nunca desiste.
Perfeito 🥰
ResponderExcluir